Plano Lumière
A associação Cinalfama, em parceria com o Plano Nacional de Cinema, lançou o projeto Plano Lumière que fará parte de um futuro evento global de cinema amador.
Contamos para a sua concretização com firmes e relevantes parceiros como o Plano Nacional de Cinema, Cinemateca Portuguesa, Arquivo Municipal e Antena 3.
Da nossa equipa fazem parte figuras renomadas do cinema, como Leonor Teles, Pedro Cabeleira e Pedro Costa.
O que propomos
Com este projeto, pretendemos promover a literacia e a cultura cinematográficas, construindo pontes entre o cinema do passado e o presente. O regresso aos irmãos Lumière é precisamente a criação de uma ligação com as raízes do cinema, a sua origem.
Em 1895, os irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo, um dispositivo que permitia capturar uma série de imagens fixas (fotogramas) que, projetadas em sequência, criavam a ilusão de movimento. Essas primeiras filmagens tinham cerca de 50 segundos de duração, um formato que inspira o nome do exercício Minuto Lumière: filmar um plano contínuo de um minuto, replicando a simplicidade dos primórdios do cinema.
O Plano Lumière é uma poderosa ferramenta pedagógica de iniciação ao cinema. Embora simples na sua concepção, este exercício suscita uma série de desafios, desde a composição do olhar até à relação com o real e com o outro.
Convidamos todas as escolas a participar neste projeto, em parceria com o Plano Nacional de Cinema.
Os filmes realizados pelos alunos serão exibidos em sessões públicas, proporcionando-lhes a experiência de ver o seu trabalho submetido à apreciação construtiva dos seus pares, num processo igualmente formativo.
Exercício
Plano Lumière
O Exercício Plano Lumière é apresentado por Alain Bergala no seu ensaio "hipótese-cinema". Nele o autor decompõe o processo criativo do cinema em 3 operações mentais essenciais:
Escolha, selecionar elementos do real entre as várias opções.
Disposição, organizar esses elementos no espaço.
Ataque: decidir o ângulo/ponto de vista, a partir do qual se vai filmar.
Este exercício consiste na realização de um filme com uma única filmagem de uma ação quotidiana, sem cortes, utilizando um único plano fixo. A câmara deve permanecer parada durante o minuto inteiro e estar apoiada numa superfície estável ou num tripé, sem qualquer movimento ao longo do tempo de gravação.
Esta parceria entre o Cinalfama e o Plano Nacional de Cinema pretende apoiar a promoção da literacia cinematográfica nas escolas, em Portugal e no estrangeiro. O projeto oferece apoio e informação para todos os participantes, integrando o cinema no currículo escolar e estabelecendo parcerias com entidades do setor audiovisual. Assegura ainda divulgação e exibição de filmes de forma educativa, enriquecendo a experiência das comunidades escolares.
A nossa equipa encontra-se totalmente disponível para projetar e desenvolver workshops dentro da área do cinema, ou orientar grupos escolares para promover esta arte.
Com o Plano Lumière, queremos aproximar o cinema e a comunidade Cinalfama das escolas, promovendo uma experiência cinematográfica envolvente e educativa.
"O CINEMA TEM A CAPACIDADE DE DEVOLVER ALGO DA INFÂNCIA ÀS CRIANÇAS E AOS ADULTOS QUE AINDA ACREDITAM QUE, PARA CRIAR, É NECESSÁRIO REENCONTRÁ-LA E MANÊ-LA VIVA."
ADRIANA FRESQUET