CinAlfama Lisbon International Film Awards

o festival

Lisboa transformou-se subitamente numa Meca europeia para todo o tipo de atividades artísticas e culturais. Mas apesar de uma florescente cultura cosmopolita, muitos, portugueses e estrangeiros, ainda atribuem a Lisboa, passeando por bairros como Alfama, uma certa intimidade.

Um artista, que se radicou em Lisboa, impressionado por este renascimento cultural de Lisboa, disse:

“É como uma aldeia, mas com clientes que vêm de todo o mundo!”

Desta cosmopolita e íntima cidade vêm os CinAlfama Lisbon International Film Awards. Serão atribuídos ao vivo de dois em dois meses nas Cinalfama Awards’ Sessions! Em Setembro de 2017 os melhores filmes de cada uma das sessões competirão nos prémios anuais.

A primeira sessão será já a 7 de setembro de 2016 (21h30) em Alfama, num dos seus recantos mais desconhecido – o Arco do Rosário. Será ao ar livre e será o bar Tasca Beat (pertencente à famosa banda Oquestrada) o lar do evento!

É um evento totalmente aberto à diversidade: de géneros, durações e temas. É um evento para lisboetas e para cidadãos do mundo (todos os filmes serão legendados em inglês).

Em apenas um mês de abertura de inscrições, mais de 200 realizadores de 47 países submeteram os seus trabalhos através das maiores plataformas mundiais online de festivais. Filmes de todo o mundo que serão apreciados e premiados em 8 categorias: Melhor Longa Metragem; Melhor Curta Metragem; Melhor Documentário; Melhor Filme de Estreia; Melhor Realizador; Melhor Interpretação (feminina ou masculina); Melhor Argumento; e Melhor Música.

Contaremos com a presença, sempre que possível, de um ou vários dos realizadores dos filmes a exibir (as melhores curta e longa metragens) e, no final da noite, um convidado especial lançará o debate sobre o(s) tema(s) evocado(s) na sessão.

Este evento nasceu das famosas sessões de um cineclube lisboeta – o Cinalfama. refletir sobre as eternas cambiantes da identidade urbana foi, desde sempre, uma preocupação da sua produtora: “A Cidade e as Cenas”. E assim, mais relevante que nunca, o tema da identidade urbana e o “retrato” da cidade no cinema será merecedor de um prémio anual específico: “The City in Film Award”.